PREFÁCIO”O fruto completo de um trabalho de amor está na colheita, e essa chega sempre na sua estação certa…”
O material para este livro foi retirado das experiências pessoais de adictos na Irmandade de Narcóticos Anónimos. Este Texto Básico é baseado num resumo tirado do nosso “Livro Branco”, Narcóticos Anónimos. Os primeiros oito capítulos baseiam-se nos títulos do Livro Branco, e têm o mesmo nome. Foram incluídos dois novos capítulos, “Só Por Hoje” e “Mais Será Revelado”. A seguir faz-se um breve resumo da história do livro.
Narcóticos Anónimos formou-se em Julho de 1953, com a primeira reunião realizada no sul da Califórnia. A Irmandade cresceu irregularmente, mas depressa se espalhou a vários pontos dos Estados Unidos. Desde o início tornou-se evidente a necessidade de um livro sobre recuperação que ajudasse a fortalecer a Irmandade. O Livro Branco, Narcóticos Anónimos, foi assim publicado em 1962.
A Irmandade tinha ainda, nessa altura, uma estrutura pequena, e os anos sessenta constituiram um período de grande esforço. O número de membros cresceu rapidamente durante um tempo e depois começou a diminuir. Tornava-se manifesta a necessidade de uma orientação mais específica. NA demonstrou a sua maturidade em 1972, quando foi aberto, em Los Angeles, na Califórnia, um Escritório Mundial de Serviço (“World Service Office”-WSO). O WSO tem trazido à Irmandade a necessária unidade e um sentido de propósito.
A abertura do WSO trouxe estabilidade ao crescimento da Irmandade. Hoje existem milhares de adictos em recuperação em mais de quarenta países. Hoje, o WSO serve verdadeiramente uma Irmandade mundial.
Narcóticos Anónimos há muito que reconhece a necessidade de um Texto Básico completo sobre a adicção-um livro sobre adictos, por adictos e para adictos.
Este esforço foi fortalecido, depois da formação do WSO, com a publicação de “The N.A. Tree” (A Árvore de NA), um folheto sobre o trabalho de serviço. Este folheto foi o primeiro manual de serviço da Irmandade. Foi seguido por outros mais compreensivoS, havendo hoje um manual de serviço em NA.
O manual esboçava uma estrutura de serviços que incluía uma Conferência Mundial de Serviço (“World Service Conference”-WSC). A WSC, por sua vez, incluía um Comité de Literatura. Com o encorajamento da WSC, de vários membros do Conselho de “Trustees 1 “, e da Conferência, iniciaram-se os trabalhos.
A medida que se foram generalizando os pedidos de literatura, particularmente de um texto compreensivo, o comité de literatura da WSC foi se desenvolvendo. Em Outubro de 1979, realizou-se em Wichita, no estado do Kansas, EUA, a primeira Conferência Mundial de Literatura (“World Literature Conference”), seguida por conferências no Nebraska, no Tennessee, na Califórnia, no Ohio, e na Florida, todoS estados norte-americanos.
O Subcomité de Literatura da WSC conseguiu, assim, juntar centenas de páginas de material de membros e de grupos de toda a Irmandade. Este material tem sido laboriosamente catalogado, editado, reunido, separado, reunido novamente. Dezenas de representantes de área e de região, trabalhando com o Subcomité de Literatura, têm dedicado milhares de horas à produção do trabalho aqui apresentado. Mas, mais importante, aqueles membros têm conscientemente procurado assegurar um texto saído de uma “consciência de grupo”.
Mantendo o espírito do anonimato, nós, Subcomité de Literatura da WSC, sentimos que é nosso dever expressarmos a nossa especial gratidão e o nosso reconhecimento à Irmandade como um todo, muito particularmente aos muitos que contribuiram com material para ser incluído neste livro. É nosso sentir que este livro constitui uma síntese da consciência de grupo colectiva da Irmandade e que toda a ideia que foi submetida está, de uma forma ou outra, incluída neste trabalho.
A intenção deste volume é a de que seja um texto para todo o adicto em busca de recuperação. Como adictos, conhecemos a dor da adicção, mas conhecemos também a alegria da recuperação, que encontrámos na Irmandade de Narcóticos Anónimos. Achamos que é chegada a altura de partilharmos a nossa recuperação, de forma escrita, com todos aqueles que desejem aquilo que nós encontrámos. Assim, este livro é dedicado a informar todo o adicto de que:
“SÓ POR HOJE, NÃO PRECISAS DE USAR!”
É com gratidão pela nossa recuperação que dedicamos o nosso livro de NA, no serviço amantíssimo do nosso Poder Superior. Que, através do desenvolvimento de um contacto consciente com Deus, nenhum adicto em busca de recuperação precise de morrer sem ter tido uma oportunidade de encontrar um melhor modo de vida.
Permanecemos servidores de confiança em gratidão e serviço,
SUBCOMITÉ DE LITERATURA
CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO
NARCÓTICOS ANÓNIMOS